Descubra como a automatização de processos industriais pode impactar positivamente o seu negócio.

A automatização industrial deixou de ser “uma coisa” do futuro e já conquistou um papel principal em todos os espaços industriais, especialmente no chamado chão de fábrica, onde a verdadeira inovação se materializa pelas mãos das equipas de operação. Hoje em dia é difícil imaginar uma linha de produção sem automação e a cada novo projeto ela reinventa-se e ajusta-se aos processos produtivos, para que cada etapa seja otimizada e os resultados sejam os calculados.

Num ambiente onde eficiência e a relação custo-benefício falam mais alto, a automação de processos através do software é considerada como uma poderosa ferramenta em contexto empresarial. Ao recorrer a sistemas e equipamentos de controlo baseados em software, estes asseguram ou auxiliam a realização de tarefas que habitualmente eram manuais. Esses sistemas operam equipamentos industriais automaticamente, reduzindo significativamente o nível de envolvimento do operador e o grau de supervisão necessário.

Em regra, os sistemas de automação não são mais do que loops de feedback e programas sensoriais que ajustam automaticamente as condições operacionais para conseguir dar resposta aos valores desejados e às necessidades em causa, com base em dados recolhidos em tempo real.

2020 foi um ano de viragem

O último ano trouxe consigo não só uma pandemia global – fruto de um vírus que, em alguns países, começou ainda em 2019 – mas também uma mudança profunda na forma como as equipas de negócios e de TI trabalham. Dados do Gartner apontam para a possibilidade de esta não ser uma mudança pontual, mas sim uma viragem permanente na página tecnológica que conhecerá maiores desenvolvimentos nos próximos quatro anos, e que terá um impacto forte nas estratégias de automação de TI.

O Gartner prevê ainda que, no final do ano de 2025, mais da metade da população mundial esteja “na mira” de pelo menos um programa de Internet de comportamentos (IoB), ou não estivéssemos cada vez mais envolvidos nesta amálgama de dispositivos interligados entre si que captam os nossos dados, emoções, desejos e muito mais. As previsões apontam para que um ano antes, as organizações com equipas de TI que entendem as necessidades dos clientes irão superar as métricas de experiência do cliente de outras organizações, em 20%.
Da mesma forma, em 2023, 40% de todas as cargas de trabalho corporativas serão implantadas em infraestrutura em nuvem e serviços de plataforma, o dobro do valor assegurado em 2020.
O Gartner acredita ainda que, em 2023, 40% das equipas de produto e plataforma vão usar AIOps para análise automatizada de risco de mudança em pipelines de DevOps, reduzindo o tempo de inatividade não planeado em 20%. Finalmente, dentro de apenas quatro anos, 50% das empresas terão desenvolvido plataformas de orquestração de inteligência artificial (IA) para operacionalizar IA.

Situações que se ultrapassam

Contas feitas, é mais do que certo que a automatização de processos industriais tem muita autoestrada para ganhar velocidade e impactar positivamente o negócio, possibilitar a otimização do planeamento e a melhoria da gestão de recursos, minimizando as reclamações e permitindo a integração da gestão de manutenção com a gestão de produção. Na verdade, trata-se de manter o chão de fábrica onde as equipas fazem acontecer em sintonia com a gestão, evitando paragens desnecessárias, equipamentos obsoletos, aumentando a eficiência da produção, a qualidade do produto final e, consequentemente o lucro.

Assim, é possível concluir que, a automatização de processos industriais terá um impacto positivo no negócio, respondendo às exigências de uma indústria fortemente dinâmica. Ao mesmo tempo, a automatização vai permitir ainda uma melhoria na aquisição de dados úteis para o negócio por via do recurso a tecnologias de IoT, sensores, dispositivos móveis, entre outros equipamentos. Dados que uma vez traduzidos em informação para a gestão serão autênticos trunfos internos e também externos, já que permitirão conduzir as relações com os vários stakeholders das indústrias, aumentando a confiança nas negociações e diminuído erros e falhas.

Na realidade, assegurar uma efetiva automatização vai permitir evitar situações como:

  • Falta de visibilidade sobre o chão de fábrica
  • Planeamento caótico

  • Inventários errados

  • Produto não conforme

  • Tomada de decisão mal fundamentada e tardia

  • Custos elevados e falta de competitividade

A eficiência, a rapidez e o rigor, garantidos pela automatização e integração entre sistemas, são o segredo para o sucesso da otimização de processos e de negócios sustentada no melhor que o digital tem para oferecer hoje e no futuro.