Gestão da Produção - Uma Vantagem Competitiva Fundamental

Como ganhar definitivamente vantagem competitiva


No seu dia a dia, há táticas e decisões estratégicas que são determinantes na aquisição de vantagem competitiva. Esteja sempre um grande passo à frente da sua concorrência.

Conseguir vantagem estratégica não é a peça de um puzzle: é o puzzle todo. Para conseguir posicionar-se à frente dos seus concorrentes, há que pensar em todas as frentes do seu negócio de forma alinhada e estratégica, no entanto, quanto maior for a sua empresa, mais complexa pode ser esta gestão. 

O PRIMAVERA Manufacturing oferece-lhe uma gestão sólida e integrada de todos os seus departamentos operacionais, para uma visão completa e informada que ajuda a impulsionar o seu negócio. As vantagens desse processo permitem-lhe aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do seu trabalho.

 

1. Produção, Execução e Controlo

Com esta solução é muito simples planear, programar, executar e controlar as operações fabris devido às atualizações em tempo real sobre encomendas, materiais em stock, quantidades, roteiros de fabrico, quantidades, moldes, ferramentas, tratamento de derivados e desperdícios, tempo de preparação, fatores de qualidade, contadores, além de todos os preparativos para a execução das ordens de trabalho.

Todos os dados referentes a máquinas, pessoas e processos estão integrados, através de fluxos automáticos de informação e relatórios diários, para poder saber em tempo real tudo o que se passa na produção. Através do PRIMAVERA Manufacturing pode aceder ainda a um painel de controlo dinâmico e consultar a carga dos recursos e as datas de entrega das ordens de fabrico, verificar o estado das encomendas de matéria-prima a fornecedores, o estado das ordens de fabrico de produto intermédio ou o estado das operações subcontratadas.


2. Planeamento e Orçamentação

Agilize os seus processos de planeamento e orçamentação através de simulações e calcule o valor a atribuir a cada produto. Teste valores de custo unitário e preços de venda em função das quantidades a produzir e custos de produção envolvidos. 

Os custos de produção são calculados automaticamente tendo em conta as operações efetuadas no decorrer do processo de fabrico, os componentes necessários, os custos hora/máquina e homem/máquina, as margens definidas e outros fatores que pretenda considerar no custo final.

E, para ter a certeza de que está mesmo a potenciar a máxima capacidade operacional, aceda aos diagnósticos da carga dos centros de trabalho e simule cenários alternativos de produção. Assim, poderá testar as melhores opções de planeamento para garantir que rentabiliza os recursos e cumpre os prazos acordados com os clientes.

 

3. Stocks

Na gestão de stocks, é crucial evitar ruturas e desperdícios. O PRIMAVERA Manufacturing calcula automaticamente as necessidades de produção e de compra, em função das ordens de fabrico, da carteira de encomendas, da lista de componentes do artigo a produzir, dos planos de produção e da disponibilidade de stocks.

Pode simular cenários de fabrico e de aprovisionamento a médio/longo prazo, para maximizar a capacidade de produção e aproveitar períodos de baixa dos preços das matérias-primas, quebras de encomendas a curto prazo ou excesso de força laboral, com as ferramentas disponibilizadas pela solução.

 

4. Qualidade e Manutenção

Assegurar a qualidade dos seus produtos obriga a uma monitorização constante e ações de manutenção preventiva e preditiva. A solução PRIMAVERA Manufacturing auxilia o controlo da qualidade ao longo da cadeia produtiva. A cada artigo, ou grupos de artigos, pode associar parâmetros de controlo de fatores como o PH, temperatura, peso, entre outros relevantes, e registar anomalias. Valores anormais podem acionar uma suspensão imediata da produção para não comprometer a qualidade dos mesmos.

Com o PRIMAVERA Enterprise Asset Management (EAM) poderá ainda impulsionar a produtividade ao longo de todo o processo da manutenção, desde o planeamento e controlo das ações preventivas e corretivas  (e respetivo alinhamento com a equipa técnica), inspeções, lubrificação e testes; passando pela gestão de ocorrências e avarias; controlo de sobressalentes, consumíveis, ferramentas e stocks; até ao controlo dos custos de manutenção.

 

5. Subcontratação

A subcontratação não pode ser uma razão para não ter todas as suas operações sob controlo. Com esta solução, gerir as suas subcontratações é muito simples e o tempo de operação é reduzido. Terá auxílio no controlo dos envios de matérias-primas para as empresas subcontratadas e um acompanhamento total desde a encomenda, passando pela expedição e respetivos reflexos em stocks, até à receção e conferência dos materiais exatamente no armazém alocado ao centro de trabalho onde essa encomenda está a ser produzida. 

 

6. Controlo Financeiro

Integre a informação de planeamento e orçamentação para que toda a informação com relevância contabilística seja automaticamente integrada na área da Contabilidade. Assim poderá acompanhar todos os custos logísticos e de produção sem qualquer esforço ou cálculo manual.

Os diversos mapas e previsões do PRIMAVERA Manufacturing proporcionam ainda um elevado nível de controlo do negócio do ponto de vista da gestão dos custos e proveitos.

 

7. Apoio à Decisão

Há operações que condicionam toda a cadeia produtiva, colocam em causa a qualidade da produção, os custos de fabrico, os prazos de entrega e a imagem da organização. O PRIMAVERA Manufacturing vai ajudá-lo a identificar todos os seus pontos fracos e fortes, ajudando-o a definir estratégias para otimizar as operações.

Com a solução de Business Analytics obtém ainda análises que lhe proporcionam uma visão global sobre os processos produtivos, nomeadamente, índices de produtividade por artigo, produto e operador, tempos e custos de produção, critérios de qualidade, paragens, tipos de avaria e recorrência, artigos mais produzidos, cumprimento de prazos de entrega, etc.

 

Aumente a eficiência do seu negócio!

 

Topics: Gestão de Produção

Publicado por Equipa de Consultoria on 22/fev/2019 11:18:09

Subscreva o nosso blog