Conheça as soluções que otimizam processos, aumentam a produtividade, reduzem os custos operacionais e aumentam a eficiência da sua indústria.

Num setor cada vez mais competitivo e global, recai sobre o gestor a responsabilidade de ajudar a fazer a diferença. Os desafios são vários e passam por aumentar a produtividade, reduzir custos, maximizar os lucros e reter e atrair talento. Com isto obtém um aumento da eficiência da sua indústria e mantém-se no mercado em níveis claramente competitivos face à concorrência, algo que só os gestores mais proativos conseguirão assegurar, injetando nas suas empresas a vitalidade que lhes permite estar mais bem preparado para enfrentar as contrariedades que possam desafiar o negócio.

Nesta escalada para a eficiência há muita coisa a ter em conta e uma delas é ter presente que eficiência não é sinónimo de menos custos. É preciso perceber que reduzir custos sem se ter uma visão plena do processo produtivo pode significar, entre outros, uma diminuição da qualidade dos produtos e, consequentemente, uma descida abrupta de credibilidade nos mercados e junto dos clientes.

ERP: A coluna vertebral da otimização

A transformação digital na indústria, alicerçada na chamada indústria 4.0, atribuiu novas responsabilidades ao ERP.

Para além de continuar a ser a coluna vertebral na gestão, automatização de processos, controlo e monitorização, passa a dar suporte a alguns dos pilares estruturais da indústria 4.0:

  • Big Data
  • IoT
  • Inteligência artificial
  • Cibersegurança
  • Robótica
  • Cloud computing
  • Simulação
  • Impressão 3D
  • Integração de sistemas
  • Realidade aumentada

Contudo, para se garantir a efetiva retirada de valor, este sistema de gestão terá de ser capaz de dar respostas adequadas a um setor industrial com espírito de renovação, e nem todos os sistemas de gestão estão aptos a fazê-lo. Porquê? Porque não falam a mesma linguagem das máquinas e dos processos que estão no coração do chão de fábrica, que é como quem diz, no terreno onde a verdadeira inovação se materializa pelas mãos das equipas de operação.

Um cenário que pode acabar por originar perda de informação, diminuição da produtividade, falhas nos processos e decisões menos bem conseguidas. Ultrapassar esta realidade passa, em grande medida, por adotar soluções que integram sistemas, máquinas, dispositivos, processos e pessoas.

Unidade operacional de produtividade

O segredo está por isso na adoção de soluções de gestão que integram sistemas, máquinas, dispositivos, processos e pessoas. Será esta unidade operacional que permitirá aceder a dados precisos e em tempo real sobre a produção e a performance que, por sua vez, se transformarão em informação valiosa para as equipas de gestão tomarem decisões mais informadas e apoiadas, permitindo colocar em marcha manutenções preventivas e preditivas que previnem a ocorrência de falhas, de avarias ou de entropias no processo produtivo. Consequentemente, evitar-se-ão paragens indesejadas na produção, manter-se-á a produtividade elevada e as equipas de gestão conseguirão cumprir os prazos de entrega, equilibrar a produção com custos mais baixos e rentabilidades mais vantajosas para a organização.

A PRIMAVERA disponibiliza uma solução setorial, na qual o sistema de gestão da produção está integrado com o ERP, permitindo o controlo e acompanhamento do “Shop Floor” ao “Top Floor”, construindo uma espécie de “torre de controlo” a partir da qual se gere toda a cadeia de valor, desde as operações fabris até às áreas de marketing e vendas, compras, inventário, recursos humanos e gestão contabilística e financeira.

Esta solução conta ainda com áreas de manutenção e analítica e apoio à decisão. No caso desta última, trata-se de permitir o acesso em tempo real, a um vasto conjunto de dashboards, mapas, análises e relatórios de gestão com resultados sobre as diversas áreas da empresa e garantir rapidez e segurança na tomada de decisões. Do lado da manutenção analítica, a vantagem está em conseguir reduzir custos de manutenção com uma solução cloud que permite acompanhar o estado dos ativos, gerir as atividades da equipa e ainda controlar os custos bem como dispor de informação analítica para trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Vantagens:

  • Maior visibilidade da produção
  • Maior transparência no acesso à informação
  • Alarmística sobre eventos de exceção
  • Maior mobilidade no acesso à informação
  • Melhores decisões

Neste mercado que está constantemente à procura de respostas, as soluções que permitem otimizar os processos na indústria ajudam os gestores a entender melhor o que se passa em toda a empresa, de modo a prever o futuro, a avaliar alternativas e a agir em conformidade. Por esta razão, o investimento na integração de soluções que otimizem processos, aumentem a produtividade, reduzam os custos operacionais e disparem a eficiência da indústria é muito mais do que um investimento técnico. Revela-se um investimento estratégico que envolve tecnologias (mobilidade, colaboração, big data e Internet of Things) que sirvam o negócio nas suas múltiplas vertentes, proporcionando vantagem competitiva e melhorias nos processos de negócio. O aqui e agora nunca teve tanta razão de existir e tem de estar na palma da mão em tempo real, acessível e user-friendly, porque a informação quer-se clara, objetiva e pronta para desencadear ação nos processos produtivos e de decisão.

Resumindo, a palavra-chave é: Integração. A integração de sistemas, máquinas, dispositivos, processos e pessoas permite que as organizações iniciem o caminho da transformação digital de forma mais fácil e ágil, o mesmo será dizer que se abre a porta à entrada na era da indústria 4.0.